Detetives da vida real: Se você curte filmes e séries policiais e de detetives, com toda certeza já deve ter assistido: Law & Order, Sherlock, CSI, Cold Case, NCIS, Bones e muitas outras séries e filmes que são sucesso no mundo todo.
Detetives da vida real
A profissão de um detetive é fascinante também na vida real. Confira os detetives da vida real em que suas histórias poderiam facilmente ser uma trama de um filme ou série.
Eugéne François Vidocq

Eugéne François Vidocq era um ladrão, soldado, desertor, falsário, prisioneiro condenado a trabalhos forçados. Conhecido também como rei das fugas, espião, chefe de uma brigada especial da polícia de Paris e também é fundador da primeira agência particular de informações.
Sua vida foi tão inspiradora que inspirou “Os assassinatos da Rua Morgue” de Edgar Allan Poe e também no personagem da comédia Humana de Balzac.
Após algumas peripécias, Eugéne François conheceu Boitel, um homem simples que fora condenado pelo roubo de trigo para alimentar os filhos, em busca de justiça ele fugiu da prisão e ainda falsificou a documentação para a libertação de Boitel.
Após várias fugas e capturas, Vidocq se cansou e resolveu ajudar a polícia, começando com o mistério do assassino de Lyon. Além disso, Vidocq era conhecido pelos seus disfarces, em uma delas, ele escapou da cadeia vestido de freira.
Em 1836, ele fundou a primeira agência privada de informações que prestava serviços aos comerciantes que se preocupavam se seus clientes eram idôneos, que com o passar do tempo, se tornou modelo para as agências de inteligência e detetives do mundo todo.
Allan, William e Robert Pinkerton

O pai e os filhos, Allan, William e Robert Pinkerton formaram uma das mais conhecidas agências de investigação e detetives famosos da época e cumpriram um papel importante na perseguição durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.
Também tiveram um papel importante na criação do Serviço Secreto dos EUA. Tudo começou com a indignação de Allan Pinkerton com a onda de assaltos na região onde morava e decidiu que ia encontrá-lo sozinho, e teve êxito na sua busca. Desde então, ele e seus dois filhos faziam viagens longas por toda América do Sul e Europa em busca de criminosos.
William J Burns

Willian John Burns foi um investigador americano, que ficou conhecido como Sherlock Holmes da América e ganhou fama após conduzir várias investigações no caso do assassinato de Mary Paghan, em 1913 e também no atentado mortal do Los Angeles Times em 1910.
Em 1921, Burns foi qualificado para ser diretor do Bureau of Investigation (BOI). Ele foi responsável pela contratação das primeiras agentes especiais femininas entre 1922 e 1923.
Em 1924, Burns foi forçado a renunciar após o escândalo Daugherty-Burns, onde William se negou a entregar documentos do Departamento de Justiça para investigadores do Congresso, que começaram a investigar o BOI.
Após se aposentar, Burns mudou-se para a Flórida e por vários anos publicou histórias de detetive e mistério, baseadas em sua carreira. Ele morreu de um ataque cardíaco em Sarasota, Flórida, em abril de 1932.
Inspirado em sua história, foi criado a minissérie de televisão de The Murder of Mary Phagan.
Kate Warner

Kate Warner é a primeira mulher detetive. Ela fez parte da equipe dos Pinkerton, mas pouco se sabe sobre esse período. Seu início no ramo de investigação começou quando ela viu um anúncio onde ela procurava investigadores.
No entanto, devido ao grande machismo da época, Kate passou por muitas dificuldades. Então após ver o anúncio de Allan Pinkerton, onde procurava por investigadores particulares, Kate entrou para a sua agência, mesmo não tendo a confiança dos seus parceiros.
Uma de suas principais características, é a sua perspicácia. A capacidade de persuasão e a habilidade de argumentar, foi um dos motivos que fez com que Allan a contratasse.
Um dos casos mais famosos de Kate, foi aquele que envolvia a Adams Express Company. Em 1861, ela foi enviada para resolver o caso que envolvia Samuel Felton, que na época era presidente da Filadélfia.
A equipe de Pinkerton, cuja a detetive Warne fazia parte foi enviada para resolver uma investigação de estragos na linha ferroviária localizada em Maryland, que envolve muitas outras coisas, que até envolviam o presidente Abraham Lincoln e uma possível ameaça de assassinato.
A história de Kate Warner vai virar filme
E com uma história incrível a vida de Kate Warner vai virar filme. A Amazon Studio está preparando um filme que contará a história da primeira mulher detetive. Emily Blunt protagonizará o novo filme que conta a história da policial americana enquanto trabalhava na Agência de Detetives Pinkerton. O projeto da Amazon Studio ainda não tem data prevista para a sua estreia.
Izzy Einstein e Moe Smith

Izzy e Moe os dois detetives da vida real tiveram um grande papel durante a Lei Seca em 1920, como agente da Lei Seca. Ao todo, os dois fizeram mais de 4 mil prisões de bartenders, contrabandistas e proprietários de bares clandestinos.
Com o passar dos anos eles se tornaram muito populares e em muitos bares tinham placas alertando os bartenders para não servirem Einstein, pois ele possuía muitos disfarces.

Calvin Goddard foi um dos maiores detetives da vida real da época, sua especialidade era em balística nos Estados Unidos, sendo o primeiro a trabalhar com balística forense.
Esse conhecimento ajudou a solucionar vários crimes, entre ele o massacre do dia dos namorados, em 1929 na cidade de Chicago.
Naquela época, sete homens foram enfileirados e mortos a tiro, e a suspeita era de que tinham sido acometidos por policiais disfarçados.
Goddard testou as armas utilizadas pelos policiais na época e confirmou que não foram usadas durante o grande massacre e depois de um tempo.
Após encontrar as armas na casa de um pistoleiro e confirmada por Goddard, o caso foi solucionado. Este grande caso estava ligado à Al Capone, responsável por crime organizado, homicídios e entre outros delitos.
Conclusão
Enfim, são inúmeros os detetives da vida real em que seus casos e investigações inspiraram os vários filmes e séries da TV. Então se você curte esse tipo de história, não pode deixar de conhecer as histórias incríveis dessas personalidades importantes para o mundo todo.
Gostou do conteúdo detetives da vidareal? Então compartilhe em suas redes sociais!
Discussion about this post