Allllan Pinkerton nasceu em Glasgow na Escócia em 25 de agosto de 1819. Allan era autodidata, aos 10 anos, após a morte de seu pai ele deixou a escola e estudava em casa. Em 1822 se casou com Joan Carfrae, e em 1842 migraram para os Estados Unidos, onde começou o serviço de Tanoaria, profissão já exercida na Escócia. Pinkerton trabalhava para os líderes abolicionistas de Chicago. Veja como começou a vida de Allan Pinkerton no ramo de investigações!
Allan Pinkerton: Detetive Criminal
Pinkerton começou a demonstrar interesse no ramo de detetive criminal depois de encontrar nos bosques próximos de sua morada, barris de falsificadores. Após alguns dias observando a movimentação dos criminosos, o mesmo informou a polícia local que de imediato fez a apreensão. Devido ao seu ato, em 1849 Allan Pinkerton foi nomeado o primeiro detetive da polícia de Chicago.
A agência de Pinkerton

Logo em 1854 ele fez uma parceria com o Advogado Edward Ruckerm tal união mais pra frente daria origem a Pinkerton & Co e finalmente a Agência Nacional de Detetives Pinkerton, existente até nos dias de hoje como Pinkerton Consulting and Investigations.
O símbolo da sua empresa era um olho aberto, com o seguinte slogan: nunca dormimos.
Com o passar dos anos a agência de Pinkerton resolvia inúmeros casos como o de roubos de trens, o que o colocou em contato com o engenheiro chefe e vice-presidente da Ferrovia, George McClellan e o advogado da empresa, Abraham Lincoln.
Allan Pinkerton participou da Guerra Civil Americana
No início da Guerra Civil Americana, Pinkerton serviu como chefe do Serviço de Inteligência da União, durante dois anos. Ele liderou uma suposta conspiração de Assassinato em Baltimore, enquanto aguardava Abraham Lincoln no caminho para Washington. Seus agentes se disfarçaram entre os confederados e simpatizantes para reunir a inteligência militar. Pinkerton também participava das missões com o pseudônimo de Major Ej Allen, no entanto foi descoberto em Memphis e quase não escapou com vida.
Após a guerra Pinkerton continuou prestando serviços na perseguição aos ladrões de trem, como a Gangue Reno. Também o contrataram para perseguir Jesse James, mas como não teve êxito, as empresas ferroviárias suspenderam o contrato, retirando o apoio financeiro. No entanto, Pinkerton resolveu perseguir o fora da lei por conta própria, mas acabou interrompendo após James supostamente matar um dos seus agentes disfarçados.
A morte de Allan Pinkerton
Em 1º de julho de 1884, Allan Pinkerton veio a falecer. Segundo relatos, Allan escorregou na calçada e mordeu a língua, causando gangrena. Outros relatos dizem que Pinkerton teve um derrame ou até mesmo malária, contraída em uma de suas viagens ao sul dos Estados Unidos.
Um pouco antes de morrer, Allan Pinkerton trabalhava em um tipo de sistema que iria centralizar todos os registros de identificação criminal, como se fosse um banco de dados. Hoje quem detém essas informações é a Federal Bureau of Investigation. O Detetive Pinkerton foi enterrado no cemitério de Graceland em Chicago.
Os livros produzidos por Allan Pinkerton
Além de detetive e trabalhar em grandes investigações, Allan Pinkerton se dedicou a produzir vários livros de detetive, baseado em suas próprias histórias e na de seus agentes. Muitos livros só foram publicados após a sua morte, como forma de promover a sua agência. Veja alguma de suas publicações:
- O Expressman e o Detetive
- O Sonâmbulo e o Detetive
- O Assassino e o Cartomante
- Os espíritas e os detetives
- Grevistas, comunistas, vagabundos e detetives
- Reminiscências criminais e esboços de detetive
- Fora da lei do Mississippi e os detetives
- Dom Pedro e os detetives, o envenenador e os detetives
- Os ciganos e os detetives
- Bucholz e os detetives
- O falsificador de estradas de ferro e os detetives
- Uma Vida Dupla e os Detetives.
- Uma vida por uma vida: ou o triunfo do detetive
- Encurralado finalmente: uma história de detetive
As façanhas de Allan Pinkerton nos filmes
Com tantas histórias sobre as investigações, a vida de Allan Pinkerton foi retratada em filmes, confira:
The Tall Target
The Tall Target (1951), um longa-metragem que retrata um drama baseado na Conspiração de Baltimore, onde Allan Pinkerton era interpretado pelo ator Robert Malcolm. A produção foi feita pela MGM e dirigido por Anthony Mann
The Life and Legend of Wyatt Earp
O seriado The Life and Legend of Wyatt Earp, produziu um episódio chamado The Pinkertons em 1956, onde o ator Douglas Evans interpretou Allan Pinkerton em uma de suas façanhas, o drama conta a história do detetive tentando recuperar US$40.000 em dinheiro roubado, mas acaba interferindo na embosca do Marechal Wyatt Earp que tentava pegar a gangue de Crummy Newton.
The Rose and the Jackal
A TNT exibiu um drama em 1990 em que contava sobre o romance de Pinkerton, interpretado por Christopher Reeve com uma espiã confederada Rose O’Neal Greenhow.
American Outlaws
O filme tem como enredo a história do Detetive, interpretado por Timothy Dalton que impede o assassinado de Abraham Lincoln. Além desses filmes, a vida de Allan Pinkerton também foi interpretada por outros autores em filmes e séries como:
- Drunk History (2ª temporada), Allan Pinkerton foi interpretado por Charlie Day
- The Pinkertons (2014), Pinkerton também é um personagem frequente em Angus Macfadyen
- Seriado The Life and Times of Grizzly, Pinkerton era retratado por Don Galloway
- Pinkerton também está retratado no romance By Gaslight de Steven Price (2016)
- Badland (2019), neste filme Mathias Breecher interpreta um detetive da agência de detetives Pinkerton.
Allan Pinkerton era um importante detetive
Pinkerton Allan foi um grande detetive da época, fundou a sua agência (pinkerton national detective agency) que era contratada para grandes investigações como é o caso da perseguição de Gangues assaltantes nas estações ferroviárias. Além disso, também foi para a Guerra Civil americana, onde trabalhou, junto com os seus agentes trabalhavam disfarçados e infiltrados na agência de confederados. Com tantas façanhas em suas investigações, as histórias de Allan foram parar em livros e também filmes e séries, deixando um legado na história americana.
Discussion about this post