Calvin Goddard foi um cientista forense, mas também foi oficial do exército, acadêmico, pesquisador e pioneiro no estudo de balística forense.
Um dos seus casos mais famosos foi o Massacre do Dia dos Namorados em 1929, onde sete homens foram mortos a tiros num paredão. Calvin Goddard examinou os cartuchos de balas e mostrou que as armas usadas não eram da polícia, levando diretamente para a máfia de Al Capone.
Além disso, foi o primeiro professor de investigação do mundo e inaugurou a escola de detecção de crimes em Chicago. Confira mais sobre a vida de Calvin Goddard e como ele se tornou o primeiro perito em balística forense.
A vida de Calvin Goddard
Calvin Goddard nasceu em Baltimore, Maryland, e formou-se na escola de artes pela Johns Hopkins University e também em medicina quatro anos depois.
Após a sua formatura, ele se juntou ao exército americano e se tornou Coronel. Além disso, também foi professor de ciência policial na NorthWestern University e editor da Enciclopédia britânica e do American Journal of Police Science, que foi o primeiro jornal científico policial dos Estados Unidos.
Ele também comandou o Laboratório de Crimes do Exército americano no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Utilizava métodos científicos confiáveis para identificação forense de armas de fogo.
Ficou conhecido também por servir os quatro ramos como oficial do exército: Artilharia, Corpo de Polícia Militar, Corpo médico e historiador militar. Em 22 de fevereiro de 1955 ele veio a falecer.
Com tantas condecorações, Calvin Goddard também era um estudioso e desenvolveu uma técnica que iria ajudar e desenvolver os métodos de investigações criminais. Veja abaixo qual era o método de balística forense estudado por Goddard.
Calvin Goddard e o estudo em Balística Forense
Foi em 1925 que Calvin escreveu um artigo sobre Balística Forense, onde descreveu sobre o uso de microscópio na comparação em investigações de armas de fogo. Ele pesquisava e escrevia sobre a balística forense e a identificação de armas de fogo, se tornando um perito internacional no ramo.
Ele fundou o Bureau of Forensic Ballistics na cidade de Nova York, onde prestava serviços para identificar as armas de fogo na América.
A Instituição foi o primeiro laboratório criminalista dos Estados Unidos, onde vestígios como sangue e impressões digitais eram analisados, o que ajudou muito a polícia americana.
Goddard escrevia artigos que eram publicados pelo American Journal of Police Cience, editado pelo diretor do FBI, Edgar Hoover. Além disso, ele também foi consultor do FBI, e ajudou na montagem de um laboratório forense.
Microscópio de comparação
Com a orientação de Goddard, Philip O. Gravelle desenvolveu o microscópio de comparação para identificar as balas disparadas de um cartucho. Essa criação foi muito importante para a ciência forense.
A identificação consistia na identificação e comparação das estrias únicas deixadas em:
- Balas
- Cartuchos de metal
- Usinados do cano
- Bloco de brecha
- Extrator
- Pino de disparo na arma
Confira quais os casos e investigações realizados por Calvin Goddard e como o método de balística forense ajudou!
Casos e Investigações de Calvin Goddard
Calvin Goddard participou de muitos casos e investigações importantes, o que o tornou um dos detetives mais importantes da época. Veja alguns casos de Goddard:
Caso Sacco e Vanzetti
Em 1927, Goddard participou do comitê que analisava o caso de Nicola Sacco e Bartolommeo Vanzetti, que eram dois anarquistas presos pelo assassinato do segurança Alessandro Berardelli e pelo roubo de US$15.766,51 da folha de pagamento da fábrica em Massachussets em 15 de abril de 1920. Esse caso teve grande repercussão e por isso foi criado o comitê para analisar todo o caso.
Goddard fez parte do caso para análise das pistolas automáticas, que foram rastreadas pelas marcações pelo microscópio criado por Gravelle. Após todo o estudo com o método de comparação, foi constatado que as balas realmente vieram das pistolas de Sacco e Vanzetti. E então ambos foram condenados e executados por eletrocussão em Massachusetts em 23 de agosto de 1927.
Massacre do Dia de São Valentim
Em 14 de fevereiro de 1929, sete pessoas foram assassinadas no Lincoln Park, Chicago durante a época da Lei Seca nos Estados Unidos. O assassinato aconteceu por causa de um conflito entre duas quadrilhas, a Gangue do Lado Sul, liderada por Al Capone a Gangue do Lado Norte, onde Bug Noran era o chefão.
O massacre havia sido planejado por Capone como forma de retaliação a uma tentativa mal sucedida de assassinato de Jack McGurn, o assassinato de Pasqualino Lolordo, e Antonio Lombardo e a concorrência no contrabando de bêbedas com a outra gangue.
Calvin Goddard participou das investigações como perito em balística, examinando as duas submetralhadadoras que determinou que ambas foram utilizadas no massacre, assim como uma delas também foi usada no assassinato do chefe da máfia Frankie Yale, confirmando a participação de Al Capone no Assassinato de Yale.
Saiba mais sobre o Massacre de Chicago nas telinhas!
E se você quer saber mais detalhes sobre o massacre de São Valentim em que Goddard participou, saiba que essa história foi parar nas telinhas. O filme se chama “O Massacre de Chicago” e foi produzido em 1967 por Roger Corman. O roteiro é baseado no incidente onde Al Capone foi interpretado por Paul Frees.
O enredo se passa em 1929, durante a lei seca na cidade de Chicago que sofre com a guerra do crime organizado pelas Gangues de Al Capone e George Bugs Moran, que usa os seus capangas para intimidar os donos de bares a aceitar a bebida ilegal no lugar de Capone.
A trama é muito interessante e apesar de não mostrar todo o desenrolar da história sobre como Calvin Goddard solucionou o caso, é possível conhecer um pouco sobre as organizações criminosas da época.
Conclusão
Enfim, Calvin Goddard era um policial e detetive muito importante da época. Ajudou a solucionar casos complicados, graças ao seu conhecimento em balística, e foi com esse conhecimento que ele conseguiu montar um banco de dados com informações e identificações de armas de fogo, que é utilizado até hoje.
Mais sobre Calvin Goddard https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Calvin_Hooker_Goddard
Discussion about this post