William J Burns, nascido em Baltimore no dia 19 de outubro de 1861, era um investigador americano e oficial da lei. Ficou conhecido por conduzir investigações muito conhecidas com o caso do Assassinato de Mary Phagan, onde inocentou Leo Frank e também trabalhou no caso do atentado mortal dos Los Angeles Times. Além disso, também trabalhou na Bureau of Investigation (BOI), a antiga FBI.
Veja neste artigo tudo sobre a vida de William J Burns, o Sherlock da América e também conheça sobre a agência Burns e os casos importantes que ele atuou. Confira!
A vida de William J Burns
William John Burkns nasceu em Baltimore, em Maryland, estudou em Columbus, Ohio. E desde muito jovem começou a trabalhar em agência do serviço secreto. Em 1880, William J Burns se casou com Annie M, Ressler e tiveram seis filhos, sendo que dois deles, Raymond e William Sherman, também tiveram a mesma profissão do pai e trabalham como detetives na Agência de seu pai.
Negociou a sua reputação na William J Burns International Detective Agency, parte da Securitas Security Services USA. Seu trabalho ganhou notoriedade nacional, e foram parar em colunas de fofocas de jornais e revistas de detetives que publicavam as histórias de crimes baseados em suas histórias.
William J Burns e Bureau of Investigation (BOI)
Dada as suas qualificações em agosto de 1921, Burns se tornou Diretor da BOI. Durante a sua gestão a empresa suprimiu o número de funcionários pela metade, pedindo renúncia três anos depois de assumir o cargo, por causa do escândalo Teapot Dome, em que envolvia o arrendamento secreto de terras de reservas de petróleo naval e empresas privadas.
Agência Internacional de Detetives William J. Burns
Fundada em 1909, a Agência Internacional de Detetives William J Burns era uma agência de detetives particulares nos Estados Unidos. Com o passar dos anos a agência evoluiu para Burns Security e em agosto de 2000 para Burns International, quando foi adquirida pela Securitas AB. Confira abaixo, os principais casos solucionados pela Agência de detetives William J. Burns e o desenrolar da história de Burns.
Associação de Operadores de Madeira do Sul x Irmandade dos trabalhadores da madeira
A agência de William J Burns foi uma das agências que ajudou a Associação de Operadores de Madeira do Sul a quebrar o sindicato inter-racial, A Irmandade dos Trabalhadores da Madeira, de 1910 a 1916.
Trabalhadores rurais x Instituição de Trabalhadores Industriais
A agência também foi contratada para rastrear os organizadores da Instituição de Trabalhadores Industriais do mundo após o Wheatland Hop Riot. Foi um confronto violento durante a greve dos trabalhadores agrícolas que exigiam melhores condições de trabalho no Durst Ranch em Wheatland, na Califórnia.
Supressão trabalhista no Arizona
A agência de William J Burns se infiltrou entre os trabalhadores das indústrias do mundo, durante a campanha de organização nas minas de cobre no Arizona. Sua missão era emitir cartões de adesão falsos, infiltrar na força de trabalho, espionagem e interceptação de e-mails.
O Escândalo de Teapot Dome
Outro caso importante para a agência de William J Burns, foi quando eles foram contratados para investigar o julgamento de Harry F. Sinclair em novembro de 1927. Sinclair contratou a agência para que seguissem os jurados e relataram sobre as suas atividades. Como resultado o julgamento foi anulado. No entanto, na nova audiência Sinclair foi condenado por corrupção e condenado a 6 meses de prisão.
Na agência de William J Burns, William foi condenado a 15 dias de prisão e o filho William Sherman condenado a pagar uma multa de US$1.000. No entanto, a Suprema Corte reverteu a condenação de William J Burns.
O Bombardeio do Los Angeles Times
Em 1º de outubro de 1910, a agência de William J Burns foi contratada para pegar os responsáveis do atentado ao prédio do Los Angeles Times, esse incidente ocasionou a morte de 20 pessoas. Após alguns meses de investigação, Raymond, filho de Burns, junto com alguns policiais do departamento de Detroit e Chicago, prenderam Jim McNamara e o seu associado Ortie McManigal em 14 de abril de 1911, em Detroit. John McNamara, irmão de Jim, também foi preso no final de abril em Indianápolis.
Os irmãos McNamara se declararam culpados e eram membros de um importante Sindicato dos IronWorkers. A investigação continuou e a agência de Burns descobriu que o Sindicato dos Trabalhadores de Ferro aprovava mais de 100 atentados a bomba entre os anos de 1905 e 1910, considerado o maior terrorismo doméstico da história americana.
Final da carreira de William J. Burns
Alguns anos depois, William J. Burns se aposentou na Flórida e começou a publicar histórias de detetive e mistério, baseadas em sua carreira. Em abril de 1932, Burns faleceu de um ataque cardíaco em Sarasota, Flórida. Confira um dos livros que foram escritos por William J. Burns após se aposentar da vida de detetives. Em suas histórias, Burns contava histórias de seus casos e investigações.
Livros escritos por William J. Burns
Em 1913, William J. Burns escreveu The Masked War, onde retrata a história de um caso que ameaçava os Estados Unidos. Um homem que descobriu sobre os conspiradores de uma dinamite os mandou para a prisão.
Conclusão
Enfim, William J Burns, pode ser considerado o Sherlock Holmes da vida real. Filho de imigrantes irlandeses, ele começou a carreira como detetive particular, fundou a própria agência privada de detetives, onde os seus dois filhos também trabalhavam como agentes. Também virou diretor da Bureau of Investigation (BOI) e foi onde a sua carreira começou a declinar. William J. Burns foi preso ao se envolver em uma das investigações, no entanto o pedido foi revogado.
Se envolveu em grandes investigações, como o bombardeio do prédio do Los Angeles Times em 1910, inclusive esse caso serviu de inspiração para escrever o livro The Masked War em 1913. Outros casos em que Burns trabalhou foram: O escândalo de Teapot Dome, a Supressão trabalhista no Arizona, o conflito entre trabalhadores rurais e a Instituição de trabalhadores industriais, e o conflito entre a Associação de Operadores de madeira do sul e a irmandade dos trabalhadores da madeira.
E se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!
*detet.com.br
Discussion about this post