Detetives famosos da ficção — São inúmeros personagens que trabalham na área de investigação particular e ajudam os policiais a resolverem crimes antes insolúveis.
Um dos mais conhecidos pelo público em geral é o Sherlock Holmes. Com sua boina, seu cachimbo e suas habilidades dedutivas, o personagem ganhou o coração dos fãs.
Mas se engana quem acha que foi só ele que conseguiu esse feito. Para os amantes de um bom romance policial, conhecer outros detetives famosos da ficção é importante para aumentar o leque de histórias.
Todavia, outros escritores criaram obras primas com personagens memoráveis e que possuíam muitas qualidades.
Os detetives famosos da ficção são parecidos com a da vida real, não são tidos como heróis, mas ajudam muito a vida das pessoas
Agatha Christie autora de alguns detetives famosos da ficcão
A autora é lembrada por seus romances policiais consagrados no mundo da literatura.
Um de seus primeiros textos, intitulado O misterioso caso de Styles, que foi lançado no ano de 1921 trouxe um dos mais conhecidos detetives.
O chamado Hercule Poirot é tão conhecido quanto o nosso querido Sherlock Holmes. Ele começou sua aventura nesse conto que Agatha Christie e o público amou a ideia.
A autora então não parou mais de escrever seus contos com temática investigativa sem o querido Hercule.
Na ficção, é preciso mostrar ao público o personagem de forma diferente. A peculiaridade encanta as pessoas e torna o personagem algo único.
Por conta disso, Hercule Poirot possuía um visual um tanto diferente que o das pessoas comuns.
Seu bigode que lembra um pouco o estilo mustache, seu forte sotaque eram como ele se destacava.
Além disso, assim como seu colega de profissão Sherlock Holmes, Hercule também possuía um ego muito elevado, mas que não impediu de ser amado pelo público.
Ele apareceu em várias obras da autora, até o ano de 1975, na história chamada de Cai o pano.
Ele era tão importante, que sua morte foi divulgada no jornal The New York Times.
Agatha não desejava que ninguém além dela escrevesse sobre Hercule e decidiu encerrar a trajetória do personagem tão querido.
Agatha Christie e a Miss Marple
Agatha foi uma escritora incrivelmente talentosa, e muitos de seus personagens ficaram eternizados.
Todavia, a personagem foi um pouco menos conhecida que seu companheiro Hercule, mas mesmo assim ainda ganhou o coração do público.
A personagem parece ser uma senhora calma, de baixa estatura, e sua gentileza traz calma, quase como uma avó. Todavia, quando a conhecemos mais a fundo descobrimos que nada é o que parece.
O que mais torna a história gostosa de ser lida e ter feito a personagem ficar tão famosa é justamente isso. Essa dualidade entre carinha de vó e excelência no ramo de detetive particular.
Outro quesito que a torna uma importante detetive particular da ficção é sua intuição.
Além disso, ela possui conhecimentos na área de psicologia e sua memória é incrivelmente boa. Isso a torna uma excepcional detetive particular.
Scooby doo
Esse com certeza você já ouviu falar. O cachorro mais amado do mundo era um detetive particular. Apesar de todo seu medo, junto de seus amigos consegue desvendar crimes e capturar os suspeitos.
Diferente dos acima mencionado, Scooby Doo tem uma pegada mais ficcional onde os criminosos se disfarçam de monstros a fim de conseguir algo.
Ele foi criado por um mestre do cartum dos Estados Unidos, Iwan Takamoto, no ano de 1969.
Após notarem o sucesso da obra, a já extinta Hanna-Barbera decidiu comprar o direito do Scooby Doo e começaram a produzir desenhos animados com o querido cachorro.
A diferença mais vista sobre a forma de trabalhar da equipe de Scooby com outros grandes nomes da investigação particular é a comicidade.
O Scooby é um cachorro engraçado e que ama comer. Juntamente com seu amigo Salsicha, se atrapalham muito na hora de ir atrás dos crimes.
Todavia, com o apoio de Fred, Velma e Daphne, conseguem cumprir as missões e descobrir quem são os fantasmas.
Os monstros sempre são pessoas, que por alguma razão pessoal decidem cometer os crimes.
Clouseau
Outro detetive que traz consigo o humor é o famoso detetive particular da ficção Jacques Clouseau. Assim como o Scooby Doo, Jacques é um detetive um tanto quanto atrapalhado. A distração e a sua cabeça confusa o tornam um detetive um pouco peculiar.
Todavia, diferente dos detetives como Sherlock Holmes ou Hercule Poirot, o detetive Clouseau prova que ser um bom detetive particular da ficção é fácil.
“Fácil” não seria a palavra, mas Clouseau mostra que a esperteza não é a principal maneira de descobrir pistas.
E ele fez sua primeira participação no mundo da investigação particular no clássico desenho animado da Pantera Cor de Rosa, no ano de 1963.
Ademais, o detetive particular Jacques Clouseau também protagonizou diversos filmes. Foram cerca de oito filmes no total, vários deles foram interpretados por atores famosos, como por exemplo Peter Sellers.
Seus disfarces sempre muito extravagantes, ele comete muitos erros mas sempre acaba desvendando o crime que foi contratado.
Detetive Monk
Outro famoso detetive particular famoso da ficção é o detetive Adrian Monk. Ele é bastante conhecido pelos apaixonados por televisão.
O personagem é muito querido pelo público principalmente pela sua maneira de agir.
O personagem traz certa veracidade de sentimentos e o público pode até se identificar.
Um personagem complexo e traumatizado pela perda de sua amada esposa, Monk adquiriu muitos medos. Ao todo são cerca de 312 tipos de fobias.
Anteriormente a esse evento traumatizante, ele era um exímio detetive na polícia da sua cidade, mas seu psicológico abalado fez com que ele fosse demitido.
Todavia, ele não desistiu do ramo e passou a atuar de forma independente.
Assim como Sherlock Holmes, ele possuía grandes poderes dedutivos e observadores. Isso o fez ser notado pela polícia, e convidado a atuar em conjunto com eles.
O ator que o interpretava ganhou diversas premiações e é conhecido até hoje.
Discussion about this post