Um dos nomes mais famosos da literatura com certeza é o de Hercule Poirot. O personagem criado por Agatha Christie, para protagonizar seus livros possui uma personalidade marcante. A literatura policial ficcional é um dos itens que mais chamam a atenção do público. E a autora Agatha Christie soube realizar isso de forma excepcional. Tramas envolventes com suspeitos bem feitos, crimes bem idealizados e por último um detetive particular inteligente e carismático. Hercule Poirot conseguiu solucionar diversos crimes e pode sim bater de frente com Sherlock Holmes.
1.Como é o personagem Hercule Poirot
Vamos começar dando alguns detalhes sobre sua aparência externa. Hercule Poirot é um personagem um tanto quanto baixo, pois mede apenas 1,62 metro. Além disso, seus olhos de verde vivo e forte somados ao seu bigode são partes importantes do personagem.
Uma das grandes dificuldades em se criar um personagem é realizar isso a ponto de destacar o mesmo entre os demais. Pois, o protagonista de um livro precisa de características fortes. E isso em Poirot é o seu bigode. Todavia, outros detalhes do personagem merecem destaque como sua personalidade.
2.Personalidade forte
Hercule Poirot é um personagem complexo. Dessa maneira, há quem o ame e há quem o odeie. A modéstia com toda certeza não é uma de suas qualidades. Além disso, o personagem criado por Agatha Christie tem um ego elevado e se gaba por suas habilidades cerebrais. Entretanto, outro ponto que merece ressalva é a respeito de sua elegância. Parece comum entre os detetives particulares da ficção alguns feitos como se gabar, porém a elegância não.
E isso não surgiu do nada. A ideia de criar um personagem que preza pela elegância nasceu devido a outro traço da personalidade de Hercule Poirot. Pois, o detetive particular possui fanatismo pela ordem e o método, com foco principal em suas investigações. Dessa forma, em alguns momentos o personagem se torna até mesmo chato, mas ainda carismático.
3.Métodos investigativos
Devido a sua grande inteligência, o detetive Hercule Poirot diz que consegue resolver os casos sentados em sua poltrona. Todavia, além disso, ele utiliza técnicas de dedução em seus casos por não ser um detetive que põe a mão na massa. Feito que para Hercule, significa ser como um cão de caça. Portanto, para resolver suas investigações, Hercule usa apenas seu melhor amigo: o cérebro.
Outro ponto importante, é que sempre é destacado nos livros de Agatha Christie, é sobre como Hercule vê os crimes. Para o detetive, a mente humana não é nenhum pouco original. Portanto, todos os crimes possuem alguma coisa em comum e isso os torna simples. Mesmo os crimes mais complexos possuem alguma similaridade.
Com tudo, outro traço do personagem criado por Agatha Christie é o seu nome. O intuito era remeter ao personagem grego Hércules, mas ao mesmo tempo ironizar o tamanho de Poirot. Dessa forma, surgiu o nome de um detetive gigante e pequeno, ao mesmo tempo.
4.Importância de Poirot na literatura
Agatha Christie Hercule Poirot possui um nome forte e marcante, pois suas obras têm muita relevância para a literatura. Ademais, sua principal criação não foge a regra e se destaca entre os demais personagens da ficção. A literatura policial é uma das principais formas de se adentrar no mundo dos livros. Pois, durante a leitura de um livro como de Agatha Christie, o leitor consegue entrar na leitura e se sentir um verdadeiro detetive particular. Ademais, o detetive mais icônico de Agatha Christie participou de diversas obras literárias.
Sua primeira aparição foi no ano de 1920, no livro O misterioso caso de Styles. A partir daí começou a aparecer com mais regularidade, pois o público de Agatha o adorava. Porém, como você lerá mais abaixo, ele apareceu pela última vez um ano antes de Agatha Christie morrer. E isso ocorreu no ano de 1975, cerca de 35 anos após a obra ser escrita.
5.Hercule Poirot em outras mídias
O personagem icônico criado por Agatha Christie, nasceu nos livros da autora. Porém, devido ao seu tamanho e proporção, ele logo começou a ser adaptado para outras mídias. Além do cinema, onde diversos livros de Agatha Christie foi adaptados para os filmes.
Ademais, além de filmes e até mesmo peças teatrais foram produzidas com Poirot. Sendo uma dessas séries feita e divulgada no Japão. Mostrando assim, que Hercule Poirot foi e é conhecido em todo o globo. Já no cinema, cerca de 50 filmes foram realizados com o personagem. Suas habilidades investigativas, o tornaram único.
6.Morte de Poirot
Agatha Christie elaborou um texto em 1940 com o intuito de publicá-lo apenas após seu falecimento. Esse último livro, seria para dar fim a história de Poirot. Pois, segundo a própria autora, o personagem era dela e ela não gostaria que outros usassem o nome dele. Seria uma forma de Agatha se despedir do público e do público se despedir de Hercule. Todavia, isso mudou alguns anos depois quando uma escritora, com autorização da família de Christie, produziu um livro com Hercule Poirot. Ao todo, até o momento duas obras foram publicadas com o nome de Poirot, mas nada se compara aos irônicos livros escritos por Agatha Christie.
7.Um dos detetives particulares da ficção mais importante
Quando se fala em Detetive particular: a profissão, logo nos vêm à memória detetives da ficção. Além de Sherlock Holmes, outro nome importante e que possui habilidades similares é Hercule Poirot. A investigação particular da vida real possui algumas similaridades com a dos livros. Porém, as táticas de Poirot parecem ser de outro mundo. Além disso, Hercule Poirot com suas características únicas traz tudo de mais especial que um detetive particular precisa. Questões como personalidade, carisma e até mesmo algumas habilidades como a dedução e os estudos, mostram como a profissão de detetive particular é incrível.
Discussion about this post