Ja ouviu falar em romance virtual? Existe um tipo de golpe que vem se tornando cada vez mais comum no mundo inteiro. Ele é conhecido como “golpe do amor”. Nessa “modalidade” de fraude, o criminoso apela para os sentimentos da vítima: se aproxima dela virtualmente e começa a instigar sentimentos românticos.
Os bandidos costumam usar aplicativos de relacionamento para encontrar seus alvos, mas podem fazer isso também por redes sociais como Facebook e Instagram. O estelionatário nutre conversas longas com a outra pessoa e, dessa forma, cria um laço afetivo antes de agir.
Ao sentir que ganhou a confiança da vítima, o bandido começa a fazer pedidos estranhos envolvendo dinheiro. As desculpas variam. Às vezes, alegam que estão em crise e precisam de ajuda imediata ou necessitam comprar passagens a fim de um encontro, mas estão sem dinheiro.
Como identificar o golpe do amor em um romance virtual?
Nem sempre é fácil identificar esse tipo de golpe. Alguns são muito bem elaborados. De maneira geral, é importante ficar atento ao comportamento da pessoa com quem você está conversando. Um sinal comum são declarações de amor muito precoces.
No intuito de convencer a vítima, o criminoso poderá alegar muito rapidamente que está apaixonado ou que desejam viver um relacionamento sério. Geralmente, o bandido faz muito perguntas sobre a vida da pessoa. Essas informações são coletadas para serem usadas contra ela mesma mais tarde.
Outro fato que é importante observar: nesse tipo de golpe, o criminoso certamente não irá enviar vídeos ou aceitar conversar por Skype – ou mesmo qualquer outra forma de ligação em que aparece ao vivo. Justamente por ele não ser o mesmo indivíduo da foto que utiliza para se identificar. Acima de tudo, desconfie sempre daqueles contatos que fazem pedidos de dinheiro.
Fraudes online: como se proteger?
A maneira mais eficaz de se proteger é manter-se desconfiado. Em primeiro lugar, cuidado ao enviar qualquer tipo de dado sensível a terceiros. Até informações como nome completo, CPF e RG podem ser usadas para aplicar todo tipo de golpe de roubo de identidade.
No geral, sempre que alguém (até mesmo pessoas que dizem representar uma empresa) pedir dinheiro por qualquer motivo, fique muito atento. Evite enviar dinheiro para quem você ainda não conhece pessoalmente.
Fonte: Seu Crédito Digital
Discussion about this post