Cerca de 580 casos registrados no banco de dados do SOS Crianças Desaparecidas ainda estão sem solução no Rio de Janeiro.
De acordo com as informações mais recentes do Programa, nesses três primeiros meses de 2022, foram 90 novos casos.
Para conscientizar a sociedade sobre este grave problema, foi criada lei federal, em 2011, instituindo a Semana de Mobilização Nacional de crianças desaparecidas que acontece todos os anos, entre os dias 25 e 31 de março.
Durante este período, instituições que atuam no enfrentamento desses casos desenvolvem atividades que visam promover a busca e a defesa das crianças desaparecidas em todo território nacional e dar maior visibilidade ao tema.
Alerta de crianças desaparecidas
Recentemente, o Rio de Janeiro passou a contar com uma ferramenta para ajudar a encontrar crianças desaparecidas. É o Alerta Pri, da Polícia Civil.
O programa consiste em divulgar à população, por meio de disparos de SMS, a listagem de crianças e adolescentes desaparecidos.
Para ter acesso ao serviço, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da região para o número 55190.
Sempre que for registrado o desaparecimento de algum menor, as operadoras de telefonia enviará SMS com informações como nome, idade, características e local em que a criança foi vista na última vez.
Discussion about this post