Bem-vindo ao fascinante mundo dos operadores de pesquisa do Google! Se você está cansado de fazer pesquisas demoradas e imprecisas, este artigo é para você. Hoje, vou apresentar a você 15 operadores de pesquisa do Google que vão revolucionar a maneira como você busca na internet. Essas técnicas vão além de simples palavras-chave e vão ajudá-lo a encontrar exatamente o que você procura, economizando tempo e esforço preciosos.
Nossa jornada começa com a introdução de operadores básicos, como aspas, sinais de menos e pontos de interrogação, que modificam sua pesquisa para obter resultados mais precisos. Em seguida, exploraremos operadores mais avançados, como site:, intitle: e filetype:, que permitem que você pesquise conteúdo especificamente em um site, título ou tipo de arquivo.
Ao dominar esses operadores de pesquisa, você se tornará um verdadeiro detetive do Google, navegando pelas nuances da web como um profissional. Portanto, prepare-se para descobrir um novo mundo de possibilidades de pesquisa e obter resultados incríveis com esses 15 operadores de pesquisa do Google que você precisa conhecer agora. Vamos lá!
Os operadores de pesquisa do Google são símbolos ou palavras-chave especiais que você pode usar para refinar suas pesquisas e obter resultados mais relevantes. Eles permitem que você especifique critérios adicionais para filtrar os resultados da pesquisa e encontrar exatamente o que você está procurando.
Operadores básicos de pesquisa – site:, filetype: e intitle:
O operador site: permite que você pesquise por termos específicos dentro de um site ou domínio. Por exemplo, se você quiser pesquisar por “marketing digital” apenas no site da empresa X, você pode digitar “marketing digital site:empresaX.com.br” na barra de pesquisa do Google.
O operador filetype: permite que você pesquise por um tipo específico de arquivo. Por exemplo, se você estiver procurando por apresentações em PowerPoint sobre um determinado tópico, você pode digitar “filetype:ppt” seguido do seu termo de pesquisa.
O operador intitle: permite que você pesquise por palavras-chave específicas que devem estar presentes no título das páginas da web. Por exemplo, se você quiser encontrar páginas da web que tenham “receitas saudáveis” no título, você pode digitar “intitle:receitas saudáveis” na barra de pesquisa.
Operadores de pesquisa avançada – inurl:, intext: e info:
O operador inurl: permite que você pesquise por palavras-chave específicas que devem estar presentes na URL das páginas da web. Por exemplo, se você quiser encontrar páginas da web relacionadas a “viagens” que tenham “dicas” na URL, você pode digitar “inurl:viagens dicas” na barra de pesquisa.
O operador intext: permite que você pesquise por palavras-chave específicas que devem estar presentes no texto das páginas da web. Por exemplo, se você estiver pesquisando sobre “tecnologia” e quiser encontrar páginas que mencionem “inteligência artificial”, você pode digitar “intext:tecnologia inteligência artificial” na barra de pesquisa.
O operador info: permite que você obtenha informações sobre um determinado site. Por exemplo, se você quiser saber mais sobre o site da empresa X, você pode digitar “info:empresaX.com.br” na barra de pesquisa e o Google fornecerá informações importantes sobre o site.
Operadores de pesquisa baseados em tempo – before:, after: e daterange:
O operador before: permite que você pesquise por resultados que foram publicados antes de uma determinada data. Por exemplo, se você quiser encontrar notícias sobre um evento específico que ocorreu antes de 2020, você pode digitar “evento X before:2020” na barra de pesquisa.
O operador after: permite que você pesquise por resultados que foram publicados após uma determinada data. Por exemplo, se você quiser encontrar artigos sobre as últimas tendências de moda que foram publicados após 2021, você pode digitar “últimas tendências de moda after:2021” na barra de pesquisa.
O operador daterange: permite que você pesquise por resultados publicados dentro de um intervalo de datas específico. Por exemplo, se você quiser encontrar notícias sobre um determinado evento que ocorreu entre janeiro e março de 2022, você pode digitar “evento X daterange:01/01/2022-31/03/2022” na barra de pesquisa.
Operadores de pesquisa baseados em localização – near:, loc: e location:
O operador near: permite que você pesquise por resultados próximos a uma localização específica. Por exemplo, se você estiver procurando por restaurantes italianos perto de você, você pode digitar “restaurantes italianos near:minha localização” na barra de pesquisa.
O operador loc: permite que você pesquise por resultados relacionados a uma localização específica. Por exemplo, se você quiser encontrar informações sobre a cidade de São Paulo, você pode digitar “loc:São Paulo” na barra de pesquisa.
O operador location: permite que você pesquise por resultados relacionados a uma localização específica, semelhante ao operador loc:. Por exemplo, se você quiser encontrar informações sobre a cidade de Rio de Janeiro, você pode digitar “location:Rio de Janeiro” na barra de pesquisa.
Operadores de pesquisa de intervalo numérico – numrange: e range:
O operador numrange: permite que você pesquise por resultados que estejam dentro de um intervalo numérico específico. Por exemplo, se você estiver procurando por smartphones com preço entre R$1000 e R$2000, você pode digitar “smartphone numrange:1000-2000” na barra de pesquisa.
O operador range: é semelhante ao operador numrange:, mas permite que você pesquise por resultados dentro de um intervalo de valores diferentes. Por exemplo, se você estiver procurando por laptops com tela entre 13 e 15 polegadas, você pode digitar “laptop range:13-15 polegadas” na barra de pesquisa.
Operadores de pesquisa de formato de arquivo – ext:, filetype: e inanchor:
O operador ext: permite que você pesquise por resultados que sejam de um tipo de arquivo específico. Por exemplo, se você estiver procurando por documentos em PDF sobre um determinado assunto, você pode digitar “ext:pdf” seguido do seu termo de pesquisa.
O operador filetype: é semelhante ao operador ext:, mas permite que você pesquise por um tipo de arquivo específico usando sua extensão. Por exemplo, se você estiver procurando por planilhas em Excel sobre um determinado tópico, você pode digitar “filetype:xls” seguido do seu termo de pesquisa.
O operador inanchor: permite que você pesquise por páginas da web que tenham links âncora (links de texto clicáveis) com palavras-chave específicas. Por exemplo, se você quiser encontrar páginas que tenham links âncora para “marketing digital”, você pode digitar “inanchor:marketing digital” na barra de pesquisa.
Operadores de pesquisa de mídia social – @username, #hashtag e source:
O operador @username permite que você pesquise por menções de um usuário específico nas mídias sociais. Por exemplo, se você quiser ver todos os tweets em que o usuário “fulano” foi mencionado, você pode digitar “@fulano” na barra de pesquisa.
O operador #hashtag permite que você pesquise por postagens que contenham uma determinada hashtag nas mídias sociais. Por exemplo, se você quiser ver todas as postagens no Instagram com a hashtag #viagem, você pode digitar “#viagem” na barra de pesquisa.
O operador source: permite que você pesquise por postagens de uma fonte específica nas mídias sociais. Por exemplo, se você quiser ver todas as postagens do Twitter que foram feitas pela conta oficial da empresa X, você pode digitar “source:@empresaX” na barra de pesquisa.
Operadores de pesquisa de combinação – AND, OR e NOT
O operador AND permite que você pesquise por resultados que contenham todas as palavras-chave especificadas. Por exemplo, se você quiser encontrar artigos que mencionem tanto “tecnologia” quanto “inovação”, você pode digitar “tecnologia AND inovação” na barra de pesquisa.
O operador OR permite que você pesquise por resultados que contenham pelo menos uma das palavras-chave especificadas. Por exemplo, se você estiver pesquisando sobre “marketing digital” e quiser encontrar resultados que mencionem tanto “SEO” quanto “redes sociais“, você pode digitar “marketing digital SEO OR redes sociais” na barra de pesquisa.
O operador NOT permite que você exclua palavras-chave específicas dos resultados da pesquisa. Por exemplo, se você quiser encontrar artigos sobre “tecnologia” que não mencionem “Apple”, você pode digitar “tecnologia NOT Apple” na barra de pesquisa.
Discussion about this post