O dia do detetive particular não é uma data oficialmente reconhecida por lei nacional. No entanto, em São Paulo, assim como em outras partes do mundo, a atividade de detetive particular deve ser exercida de acordo com a legislação vigente e regulamentada pelos órgãos competentes. É importante ressaltar que cada país e região, municipal estadual e federal pode ter suas próprias leis e regulamentações específicas para essa profissão.
Dia do detetive particular 11 de abril
Em São Paulo no dia 24 de julho de 2023 foi publicado e Sancionado no Diário Oficial do Estado de São Paulo pelo Governador (Tarcísio Gomes de Freitas). A aprovação do Projeto de Lei Estadual 181/2022 (Deputado Estadual: Rafa Zimbaldi), que institui o dia do detetive particular 11 de Abril no estado de São Paulo.
Em alguns outros Estados também comemora o dia do detetive particular no dia 11 de abril dia em que foi reconhecido a profissão de detetive profissional por Lei Federal 13.432 de 11 de Abril de 2017.
Associações de detetives particulares
Existe associações que busca auxiliar os detetives particulares e também os clientes e são elas que correm atrás das leis e regulamentações para a profissão de detetive profissional. Os cursos lá oferecidos buscam melhorar o trabalho oferecido. É importante ressaltar, que apesar dos talentos do detetive, ele não possui direitos diferentes do cidadão comum.
Detetive particular atuação do trabalho como funciona
Literalmente qualquer um pode contratar um detetive particular em casos de interesse privado. Desde esposas ou maridos que se sentem traídos, até mesmo gestores de grandes redes ou que estejam crescendo. No primeiro caso é até algo simples de ser entendido. A desconfiança começa, e fica difícil ir atrás do marido. Além disso, é preciso provas materiais por questões processuais que virão a seguir.
Aí entra a atuação do detetive particular em que irá auxiliar a descobrir os fatos e ainda registrar tudo. Além disso, vamos supor que você tenha uma empresa e deseja criar uma sociedade. Os futuros colaboradores dessa sociedade precisam ser investigados a fundo.
Aí que entra o detetive particular, que vai pesquisar a vida do seu futuro sócio a fundo e descobrir possíveis problemas. Todas essas opções são poucas quando comparadas ao número de casos que podem ser investigados. A maioria são casos pessoais, mas empresas contratam o serviço também, e funciona bem.
Dia do detetive particular
No Brasil, existem datas comemorativas para as profissões mais importantes. Jornalistas, publicitários, médicos e etc. Todas são altamente reconhecidas e existem datas para os profissionais comemorarem. Para os detetives particulares não é diferente. Os profissionais comemoram o dia do detetive particular no dia 26 de julho, seguindo uma lei criada para estabelecer a data. Todavia essa lei não foi aprovada, o projeto de lei dia do detetive particular esta em tramitação desde o ano de 1972.
Cursos que precisam ser feitos
Para ser bom em algo, é preciso estudo. Para ser um bom detetive particular é preciso estudar e muito. Todavia, muitos não sabem o que é necessário para se adentrar na profissão. Diferente de outros ramos, os regulamentados e que agem pelo Estado, ser detetive particular é possível para qualquer um.
Caso queira ser engenheiro precisa cursar uma faculdade, certo? Isso serve também para se tornar um detetive particular. Existe um curso superior, de 2 anos em média, que habilita o estudante a se tornar um detetive particular. Quem decidir pelo curso, vai aprender muito.
Vai entender o funcionamento da profissão e técnicas para solucionar diversos casos. Mas também pode optar por curso livres com apenas algumas horas de estudo pode esta habilitado dessa forma muitos não sabem por onde começar. Por esse motivo é aconselhável a primeira opção, caso não tenha o suporte necessário da escola de cursos livres.
Habilidades para ser um bom detetive particular
Se você já leu um livro sobre romance policial, deve imaginar o que precisa ter para ser um detetive. Lembra de Sherlock Holmes? O detetive tinha uma visão de mundo diferente das pessoas à sua volta. Ele identificava pegadas, cheiros e até coisas imperceptíveis.
Na vida real isso acontece também! Os detetives particulares se disfarçam e desvendam verdadeiros mistérios. Habilidades dedutivas, conhecimentos nas áreas da investigação e etc. Sim, para ser um bom detetive particular essas coisas são muito importantes. Mas não são tudo.
Entender um pouco de cada coisa é imprescindível. Saber entender o que a linguagem corporal das pessoas quer dizer se tornou um excelente diferencial. Saber pensar e ter um raciocínio rápido também são importantes. Pensar sobre a situação e ter um raciocínio lógico excelente ajudam a encontrar pistas mais facilmente.
Outro ponto necessário para o profissional ter sucesso tem a ver com persuasão. Utilizar técnicas de persuasão são necessárias em várias áreas da nossa vida. Para o detetive particular é ainda mais necessário. Para convencer as possíveis testemunhas a falar, ele terá que persuadir.
Quando tempo existe a profissão
A profissão já é antiga. Desde 1812 existem relatos de profissionais na área. A primeira mulher detetive ajudou a salvar a vida de Abraham Lincoln. Os profissionais parecem terem saído de livros, as táticas para desvendar os fatos são inacreditáveis.
No Brasil a profissão começou realmente na década de 50 e 60. E a partir de então foi se tornando muito popular. Muitos programas de TV entrevistam detetives particulares, pois a forma de trabalho ainda parece ficcional, Há detetives famosos no brasil como Bechara Jalkh icone da investigação no Brasil e Ângela detetive a primeira detetive mulher do Brasil, há também outros detetives famosos mas sem relatos de grandes serviços, normalmente só aparecem na TV para tirar a curiosidade da população.
Quanto custa um detetive
A resposta correta é: depende. O valor final do serviço prestado vai depender de muitas variáveis, como o tipo de investigação necessária, o quanto de tempo vai ser preciso para adquirir as informações solicitadas, ou ainda, a quantidade de pessoal envolvido, desta forma saberá quanto custa contratar um detetive num caso específico.
Por isso é imprescindível, já na solicitação do orçamento, que você descreva o seu caso com a maior riqueza de detalhes possível, expondo o que você busca desta investigação.
Porquê contratar um detetive confiável
Eles possuem conhecimentos especializados e técnicas avançadas para coletar informações vitais e resolver casos de forma eficiente. Mas por que é tão importante ter um profissional de investigações confiável? A resposta é simples: a confiabilidade garante que as informações obtidas sejam precisas e admissíveis em tribunais, se necessário. Além disso, um detetive profissional confiável pode fornecer paz de espírito aos clientes, sabendo que seus casos estão sendo tratados por um especialista dedicado.
Então, se você está enfrentando uma situação complicada que requer uma investigação detalhada, não hesite em contratar um detetive particular confiável. Eles serão seus olhos e ouvidos, ajudando a desvendar os mistérios e a trazer a verdade à tona.
Resumo dia do detetive particular
“O dia do detetive particular é celebrado anualmente em 11 de abril em reconhecimento aos profissionais que utilizam habilidades investigativas para desvendar casos e levar provas ao seu cliente.”
Comemorada em duas datas distintas uma em 11 de abril pelo reconhecimento da profissão e em 26 de julho seria pela data da primeira escola de detetive no Brasil, qual seria a data correta? a data que institui o dia do detetive particular 11 de Abril em alguns Estados.
Discussion about this post