No universo da literatura e das artes, poucos personagens são tão emblemáticos e influentes quanto Sherlock Holmes. Criado pelo grande escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, este detetive sagaz e perspicaz que virou um ícone da cultura pop e permanece popular até hoje, mais de um século depois de sua primeira aparição. Mas mesmo assim, existem curiosidades sobre Sherlock Holmes que você provavelmente nunca ouviu falar.
Curiosidades sobre Sherlock Holmes
Por exemplo, você sabia que Sherlock Holmes nasceu em 6 de janeiro de 1854? O detalhe é curioso porque Doyle, seu criador, nunca mencionou a data de seu aniversário nos livros. Na verdade, outros aspectos da vida pessoal de Holmes, como sua orientação sexual, também nunca foram abordados nos textos originais.
Uma das curiosidade sobre Sherlock Holmes interessante é que Doyle inicialmente não gostava tanto de seu personagem principal. O autor considerava que Holmes era muito dominante e desviava a atenção de outros personagens que eram igualmente importantes para as histórias – como o Dr. Watson, seu fiel companheiro de jornada. De acordo com as memórias de Doyle, ele chegou a matar Holmes no final de “O Problema Final“, mas a pressão dos fãs e do editor o fez ressuscitar o personagem em “A Casa Vazia.
Outras curiosidades sobre Sherlock Holmes, apesar de ser um detetive brilhante, não era tão bom em matemática quanto se poderia esperar. Em “O Signo dos Quatro“, ele comete um erro básico ao multiplicar dois números de dois dígitos, o que é uma pequena mancha no seu currículo matemático. Mas, é claro, isso não diminui em nada a genialidade e astúcia do personagem.
Por fim, talvez a mais surpreendente e perturbadora das curiosidades sobre Sherlock Holmes seja a sua possível existência real. Há evidências de que um médico escocês e professor da Universidade de Edimburgo chamado Joseph Bell, que era professor de Conan Doyle na universidade, teria servido como inspiração para o personagem. Bell era conhecido por sua habilidade em observar e deduzir detalhes sobre as pessoas.
Em suma, mesmo que você já tenha lido todas as histórias do detetive mais famoso do mundo, é sempre bom estar aberto para novas descobertas e detalhes que retratam seu mundo e sua história únicos.
Discussion about this post