As atuações impressionantes de Jodie Foster como sobrevivente de estupro em Os Acusados e como Agente Especial Clarice Starling no thriller de sucesso O Silêncio dos Inocentes lhe renderam dois Oscar® de Melhor Atriz e a reputação de uma das atrizes mais aclamadas pela crítica de sua geração.
Biografia de Jodie Foster
Jodie Foster começou sua carreira aos três anos, aparecendo como “The Coppertone Girl” no comercial de televisão. Ela então se tornou regular em várias séries de televisão, incluindo “Mayberry RFD”, “The Courtship of Eddie’s Father”, “My Three Sons” e “Paper Moon”. Ela fez sua estreia no longa-metragem Napoleão e Samantha quando tinha oito anos.
Mas foi seu papel em Alice Doesn’t Live Here Anymore (1975), que chamou a atenção do público, e seu poderoso retrato de uma adolescente esperta em Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese, que ganhou elogios da crítica e atenção internacional. e sua primeira indicação ao Oscar. Foster apareceu em um total de quatro filmes em 1976, Bugsy Malone, Echoes of Summer, Little Girl Who Lives Down the Lane e Taxi Driver, todos apresentados no Festival de Cinema de Cannes. Bugsy Malone, de Alan Parker, rendeu-lhe um Prêmio Italiano de Comédia.
No total, Jodie Foster já apareceu em mais de 40 filmes. Recentemente, Jodie Foster estrelou ao lado de Benedict Cumberbatch e Shailene Woodley em The Mauritanian, dirigido por Kevin Macdonald. Antes disso, seus filmes incluem o thriller de ação de Drew Pearce, Hotel Artemis, Elysium, ao lado de Matt Damon, do diretor Neil Blomkamp; Carnificina, Ilha de Nim com Gerard Butler; The Brave One, do diretor Neil Jordan, Inside Man, com Denzel Washington e Clive Owen; o sucesso de bilheteria Flightplan; O filme em francês de Jean Pierre Jeunet, A Very Long Engagement; O sucesso de bilheteria de David Fincher, Panic Room; Anna e o Rei para o diretor Andy Tenant, Contato para o diretor Robert Zemeckis; Nell contracenou com Liam Neeson; a comédia Maverick, ao lado de Mel Gibson e James Garner, e o drama romântico Sommersby, ao lado de Richard Gere.
Outros créditos cinematográficos selecionados incluem a comédia estilizada em preto e branco de Woody Allen, Shadows and Fog; Siesta; Roubando Casa; Cinco Cantos; bem como filmes anteriores, Tom Sawyer; Sexta louca; Raposas de Adrian Lyne; The Hotel New Hampshire, de Tony Richardson, e The Blood of Others, de Claude Chabrol, para os quais a multilíngue Foster repetiu todos os seus próprios diálogos em francês.
Por seu papel em O Silêncio dos Inocentes, Foster também recebeu o British Academy Award, o New York Film Critics Award e o Chicago Film Critics Award. Foster recebeu sua primeira indicação ao Oscar® e prêmios da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema e dos Críticos de Cinema de Los Angeles por seu papel em Taxi Driver. Ela também se tornou a única atriz americana a ganhar dois prêmios separados no mesmo ano da Academia Britânica de Cinema e Televisão – Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Revelação, homenageando suas atuações em Taxi Driver e Bugsy Malone.
Em 2013, ela recebeu o prêmio Cecil B. DeMille da Hollywood Foreign Press Association pelo conjunto de sua obra. Em 2016, ela recebeu o Prêmio Stanley Kubrick Britannia de Excelência em Cinema do BAFTA Los Angeles. Em 2023, ela recebeu o Prêmio George Eastman por contribuição distinta à arte do cinema.
Mais recentemente, Jodie Foster também estrelou a quarta temporada da série de antologia True Detective da HBO, intitulada True Detective: Night Country, da qual ela também foi produtora executiva. Isso marca o primeiro papel de Foster na televisão como adulto. A série da temporada teve uma média de 12,7 milhões de espectadores em várias plataformas, tornando-se a temporada mais assistida da série.
Jodie Foster também estrelou ao lado de Annette Benning no filme da Netflix, Nyad, pelo qual recebeu indicações de Melhor Atriz Coadjuvante ao Oscar, Globo de Ouro, SAG Award e Escolha da Crítica.
Além de atuar, Jodie Foster sempre teve um grande interesse pela arte do cinema.
Foster fez sua estreia na direção de cinema em 1991 com o aclamado Little Man Tate, no qual ela também estrelou. Em 1995, Foster dirigiu seu segundo filme, Home for the Holidays, que ela também produziu. O filme foi estrelado por Holly Hunter, Anne Bancroft e Robert Downey Jr. Em 2011 ela dirigiu The Beaver, estrelado por Mel Gibson, Jennifer Lawrence e Anton Yelchin e Foster. Em 2016, Foster dirigiu o thriller Money Monster, estrelado por George Clooney, Julia Roberts e Jack O’Connell.
Jodie Foster fundou a Egg Pictures em 1992 e a empresa produziu Nell (1994), pelo qual Jodie Foster recebeu uma indicação ao Oscar® de Melhor Atriz; Casa para as férias (1995); o telefilme da Showtime The Baby Dance (1998), que recebeu o prêmio Peabody, quatro indicações ao Emmy®, bem como Waking the Dead, da USA Films, dirigido por Keith Gordon, estrelado por Billy Crudup e Jennifer Connelly. Em 1996, Egg apresentou o premiado filme francês Hate (L’Haine) nos Estados Unidos. Foster e Egg Pictures também produziram The Dangerous Lives of Altar Boys (2001).
Jodie Foster fez sua estreia como diretora de televisão dirigindo episódios de três séries aclamadas da Netflix – Orange is the New Black, House of Cards e Black Mirror. Foster recebeu uma indicação ao Emmy e ao Director’s Guild Award de “Melhor Direção em Série de Comédia” por Orange is the New Black e uma indicação ao Director’s Guild Award de “Melhor Direção em Série Dramática” por House of Cards.
Foster se formou com louvor na Universidade de Yale em 1985, obtendo um bacharelado. na literatura.
Fevereiro de 2024
Discussion about this post