Nós aprendemos muito assistindo séries de investigação. Sejam fictícias, sobre casos reais ou baseadas em casos reais. Pois, para criar uma série sobre investigação é necessário estudo na área. Assim, elas são tão interessantes acompanhar.
Séries de investigação
Nesta lista terão séries de investigação com casos reais e ficcionais para poder expandir melhor seus conhecimentos. Confira algumas indicações para as séries de investigação para vocês hoje.
Sherlock Holmes

Uma clássica, mas tão clássica que fica difícil de indicar apenas um. Pois, há muitas versões em série do detetive de Baker Street e seu companheiro, John Watson.
E quando falamos muitas, é muitas mesmo. Sendo o livro que tem mais adaptações para mídias, tá no guiness book e tudo!
Porém, hoje vamos indicar uma das melhores em termos de adaptação de séries sobre investigação: O Sherlock da BBC.
O que dá para aprender com as aventuras do detetive, começando por questões de linguagem corporal, atenção aos detalhes e comportamento humano.
American Crime Story – O Povo vs O.J Simpson

Dirigida pelo consagrado Ryan Murphy, a primeira temporada de American Crime Story traz de volta o crime que chocou os Estados Unidos nos anos 90.
Baseadas em fatos reais, o crime de assassinado duplo da ex-esposa Nicole Brown e de seu suposto amante Ronald Goldman. Há duas coisas interessantes a aprender nessa série.
Navegamos por meio das discussões raciais nos anos 90, trazendo o debate sobre como agiram durante o julgamento do ex-jogador de futebol americano.
Aprendemos também como o poder público afeta a investigação, principalmente quando há uma mulher à frente do caso, e como o machismo pode ofuscar a verdade.
Bom dia, Veronica

Baseada em livro de mesmo nome, a série brasileira estreou em 2020 pela Netflix e é fictícia. Porém, contém traços reais sobre a violência contra a mulher e o machismo nos ambientes de trabalho.
Verônica é a protagonista da série de investigação policial que conta com grande elenco brasileiro.
O que podemos aprender é sobre o mecanismo de instigação que desfavorece mulheres que são vítimas de violência em detrimento a homens em cargos de poder.
Recentemente foi anunciada a segunda temporada do thriller policial, vale a pena conferir essa produção nacional.
Olhos que condenam

Em 2019, Olhos que Condenam trouxe outro caso real para as telas da Netflix. Desta vez, uma jovem branca sofre um ataque sendo espancada e estuprada em Nova York.
Enquanto quatro jovens negros apontados e presos como responsáveis, embora eles não tivessem nenhuma ligação, motivação ou como estar no local dos crimes.
A reflexão sobre como a raça influencia no sistema de justiça norte-americano, pode muito bem ser levada em comparação a nossa própria ação em relação à população negra.
O que aprendemos com essa série sobre a investigação é que ela é falha e que, se vamos mudar a sociedade, precisamos primeiro começar a mudar o sistema.
Cold Case- Arquivo Morto

Uma clássica do início dos anos 2000, o diferencial em Cold Case para as outras séries é que investigava casos arquivados pela polícia.
Ou seja, se buscava a verdade em casos que foram ignorados ou negligenciados dando paz aos parentes e vítimas.
Por muitas vezes, a solução da investigação era simples mas, por alguma negligência mínima foi arquivada, o que nos ensina que às vezes a polícia pode errar, mas não significa que não há conserto.
Muitas séries norte americanas seguem essa linha de raciocínio, seja para ajudar o público a entender o caso, seja para mostrar onde ocorreu o erro no caso.
Mindhunter

Ambientada nos Estados Unidos dos anos 70, Mindhunter conquistou o público por tratar de policiais investigando a mente de psicopatas.
O que chama atenção é a bela produção e elenco fortíssimo. Os caçadores de mentes cuidavam de criar perfil do criminoso por meio de investigação meticulosa.
Um diferencial é mostrar que precisa de uma equipe maior que a de policiais para entender as motivações. O público preza a série por levar a sério os temas abordados, evitando frustrações.
Os fãs ainda esperam a confirmação de uma terceira temporada.
Inacreditável

Conta a história de um caso real, um estuprador em série. E como é de se esperar, teve o caso negligenciado pela policial.
Então é necessária uma equipe responsável e disposta a guiar a investigação, dessa forma, provando que tudo que os casos precisam é de uma verdadeira atenção.
A série foi indicada ao Globo de Ouro em 2020, teve ótimas críticas do público e dos especialistas.
Conversando com um Serial Killer- Ted Bundy

É bem provável que este seja o caso de serial killer mais famoso do mundo. Ted Bundy confundiu o imaginário popular de que psicopatas são frios e anti sociais.
A série conversa com o filme, dirigido pela mesma pessoa, intitulado Ted Bundy – A Face do Mal, e gerou controvérsias por humanizar um psicopata.
E talvez, seja esse o maior ensinamento. Devido ao seu carisma e charme, Ted atraia e assassinava mulheres. A fama do caso gerou comoção do público.
O que pode diminuir a gravidade do que ele fez, e gerar apelo emocional. Dessa forma, aprender a separar realidade de show, é indispensável,
Making a Murderer

A série documental acompanha a condenação errada de um homem inocente, que passou 18 anos preso e consegue provar sua inocência.
Um fato interessante é que a série levou 10 anos para ser produzida e agora é parte da própria investigação criminal real. Isso porque o assassino teria confessado após a exibição da série.
Os espectadores elogiam o cuidado da edição feita pelo diretor e também a responsabilidade em mostrar todos os fatos, contando ao público tudo. A série tem uma segunda temporada.
Esperamos que tenham gostado da nossa lista, é claro, existem outras ótimas séries de investigação com histórias ficcionais e reais para conhecermos o mundo da investigação.
O que podemos esperar de séries de investigação além de entretenimento é o estudo das pessoas, o como e o porque se comportam. Vale a pena conferir estas e outras, para aprender um pouco mais sobre esse universo.
- séries de investigação criminal
- série de investigação 2021
- séries de investigação netflix
- séries de investigação fbi
Discussion about this post